Parceiros

O consórcio de parceiros criado no âmbito deste projecto reúne atores dos setor da Educação e da Formação Profissional (EFP) de todos os níveis (primeira linha, serviços de coaching e orientação, formação de concepção e implementação, mundo acadêmico, formação de formadores), tanto públicos como privados.

Todos desenvolvem ações visando à inserção profissional sustentável de públicos muito diversificados, às vezes muito fragilizados e afastados do mundo do emprego.

Le Forem est o Instituto do Emprego e Formação Profissional para a Wallonia.

A sua principal atividade é a integração de candidatos a emprego no mercado de trabalho numa perspectiva de emprego sustentável e de qualidade, bem como a satisfação das necessidades dos empregadores e das suas propostas de emprego.

Le Forem oferece aos candidatos a emprego consultoria, orientação e serviços de informação personalizados, bem como validação de habilidades, apoio à mobilidade geográfica, ações específicas para jovens, etc

Le Forem oferece às empresas consultoria, assistência e informações sobre emprego e treinamento. Garante-lhes acesso a meios e dispositivos públicos, conselhos sobre a gestão de recursos humanos e divulgação de suas ofertas de trabalho.

Le Forem oferece uma panóplia de cursos de formação aos cidadãos francófonos da Wallonia com intuito a obtenção de uma qualificação que atenda aos requisitos do mercado de trabalho. Mais de 200 ações de formação são oferecidas pelo Le Forem, que também garante a todos acesso a informações sobre ações de formação organizadas por outros operadores.

Por último, graças a uma extensa rede de parceiros, Le Forem também desempenha um papel na coordenação do mercado de trabalho e formação na Wallonia.

No projeto OPC-CFS, o departamento de formação do Le Forem Training atua como coordenador e é responável pelo desenvolvimento da ferramenta para a transferência.



A rede AID (Ações Integradas de Desenvolvimento) reúne 32 associações afiliadas.

É formada por Empresas de Formação de Trabalhadores (EFT) na Wallonia, Ateliers de Formasção de Trabalho (AFT) em Bruxelas, Organizações de Integração Socio-Profissionais (OISP) na Wallonia e em Bruxelas, e Empresas de Integração (EI e ILDE) em Bruxelas e na Wallonia.

A AID tem experiência no apoio a projetos de formação ao nível educacional, financeiro, técnico ou de recursos humanos. Desenvolve, com e em nome dos seus membros, várias ferramentas educacionais e ajuda-os a operacionalizá-los concretamente em seus sistemas de formação.

A AID colaborou na esféra das competências-chave em diferentes projetos nacionais. Assim, no contexto do projeto "Competências transversais" realizadas a pedido do Comitê Subregional de Emprego e Formação na cidade de Tournai, o apoio de centros de formação nesses assuntos levou, em particular, à publicação de um guia "Essas habilidades que fazem a diferença para o emprego", para os formandos em formação.

No projeto, AID é um dos especialistas e traz algumas das ferramentas a serem transferidas.



O Grupo para a Integração Europeia est une ONG estabelecida em 2002. O seu principal objectivo é contribuir activamente para o processo de integração na União Europeia, nomeadamente através de acções educativas e acções culturais.

Os campos de especialização do GIE são:

  • pesquisa aplicada à Aprendizagem ao Longo da Vida (LLL);
  • o campo de pesquisa em geral;
  • estudos comparativos;
  • e o desenvolvimento de estratégias e metodologias para a Aprendizagem ao Longo da Vida (LLL, e a Formação Profissional e Educativa).

O GIE coopera com uma vasta rede de organizações locais e especializadas, com o objetivo de reintegrar os cidadãos marginalizados e desfavorecidos na sociedade e no mercado de trabalho.

O GIE participa de todas as ações do projeto, trazendo sua perspectiva específica e conhecimento do público vulnerável romeno. Ele é o avaliador interno das ações e processos implementados no projeto.



Cooperativa social estabelecida em 1979, COOSS é uma organização privada sem fins lucrativos que presta cuidados, serviços sociais, formação e educação na região de Marche, Itália. Atualmente tem cerca de 2500 membros e funcionários.

Motivada pela promoção do indivíduo, COOSS reconhece o direito fundamental de todos a uma qualidade de vida justa.

Para COOSS, cada pessoa é um indivíduo único. Isto é expresso na máxima da cooperativa "al centro del nostro Coossmo ci sei TU", "no centro do nosso Coossmo, está VOCÊ", na crença de que as particularidades de cada um são uma herança a ser protegida e para valorizar.

Reconhecida pelo governo regional, COOSS é também um ator de Educação e Formação Profissional (EFP), que gere e desenvolve ações EFP (formação inicial e contínua) e educação de adultos.

No projeto OPC-CFS, COOSS participa de todas as ações. A cooperativa, que atua há muito tempo em habilidades-chave, traz sua visão de conceitos e seus conhecimentos teóricos.

En savoir plus sur COOSS

Estabelecida em 1984, CRIF Formation et Conseil (Centro de Pesquisa para a Inserção pela Formação et o Orientação) é uma organização de treinamento e orientação localizada na regiõe francesa Franche-Comté, na cidades de Besançon, Gray e Pontarlier. Ele acompanha e coopera no e com a emprego.
Para cumprir esta missão, atua em vários níveis:

  • no Serviço Regional de Formação Pública, apoiando projetos de formação (validação de projeto, atualização, etc.)
  • ações para combater o analfabetismo
  • por serviços Pôlo Emprego em suporte individual
  • formação do setor terciário: ações de pré-qualificação e formação pedagógica
  • através de intervenções como provedor de Avaliação de Habilidades Individuais para acompanhar as transições profissionais
  • formando profissionais do setor de formação, emprego e integração, incluindo profissionais da Inserção pela Atividade Econômica (orientadores de emprego e supervisores técnicos, tutores ...).



Bruxelles Formation é o órgão público responsável pela formação profissional dos candidatos a emprego e trabalhadores francófonos de língua francesa na região de Bruxelas-Capital.

Par décret, BRUXELLES FORMATION a une double mission :

  • ORGANIZAR a formação profissional em Bruxelas. Nesta capacidade, ele é um operador de formação através de seus próprios centros.
  • ERENCIAR formação profissional. Como tal, contribui para a regulamentação do campo de formação.

BRUXELLES FORMATION oferece, em seus 9 centros ou subcontratados, formaçãos em diversas áreas do setor secundário e terciário (construção, logística, construção, TI, secretaria ...), mas também cursos de formação de idiomas (bf.langues), formaçãos básicas ou pré-formaçãos para preparar o estagiário para entrar na formação qualificada (bf.tremplin).


TOJAS foi estabelecida em 1991 para promover a qualidade e a inovação no campo da Educação E Formação de Adultos (EFA) e mais particularmente Mobilidades de Aprendizagem, inovação (projeto chave-na-mão em transferência de tecnologia), gestão de pequenas e médias empresas (PME) e desenvolvimento estratégico, com foco em design inteligente, reciclagem, e reutilização.

A experiência da TOJAS no campo da EFA inclui:

  • ECVET e EUROPASS no domínio da mobilidade da aprendizagem;
  • a formação e modelos inovadores para o empreendedorismo social;
  • métodos de aprendizagem não formais e informais;
  • modelos de Estratégia de Gestão e Disruptiva aplicáveis às PME;
  • padrões de desenvolvimento da economia circular;
  • modelos de exploração de resultados de projetos, incluindo de Grupos de Multiplicadores de Capacidade, centros de autoaprendizagem, observatório e comitês de direção, para citar alguns.

Dado o impacto que as atividades industriais e comerciais
têm sobre a biodiversidade e o meio ambiente, a Toja abraça a visão de que a conservação ambiental oferece benefícios substanciais para atender às necessidades das comunidades locais. O meio ambiente tem sua própria importância econômica, de modo que o meio ambiente é essencial. A Tojas Investimentos visa integrar a gestão estratégica e a conservação dos recursos naturais atualmente aplicados nas suas práticas de desenvolvimento, o que resultará em uma abordagem mais sustentável, que também permite que as comunidades e a natureza se desenvolvam.

O principal objetivo da TOJAS é melhorar a empregabilidade e a internacionalização através de ambiciosos programas de aprendizagem, modelos de negócios inovadores e forte cooperação internacional, incentivando e apoiando o conceito de capitalização de habilidades entre gerações de trabalhadores.

As principais atividades cobrem:

  • concepção e implementação de cursos de formação;
  • aprendizagem;
  • networking inclusivo com o mundo do trabalho, como associações profissionais, emprego público, instituições semi-públicas e privadas, câmaras de comércio e artesanato e parceiros sociais;
  • o observatório das melhores práticas em políticas de desenvolvimento sustentável voltado para a demanda do mercado de trabalho;
  • pesquisa na transferência de inovação e recomendações na criação dessas políticas.