Mais-valia do SFC

Dado o contexto económico e os desafios que a Europa enfrenta, dada a situação específica do mercado de trabalho, as instituições activas no domínio da integração sócio-profissional desempenham um papel particularmente importante na construção de soluções destinadas a:

  • o desenvolvimento das competências das pessoas que procuram trabalho
  • o apoio a empresas que desejam desenvolver ações de formação contínua para seus trabalhadores
  • melhoria da formação dos docentes, todos os operadores combinados.

Neste contexto, e com intuito a promoção e a integração sustentável dosformandos, o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas chaves destinadas ao encinamento e observação do Saber-Fazer Comportamental num contexto profissional é muito importante.

De fato, o SFC é considerado estratégico pelas empresas e pelos operadores de formação profissional. O seu encinamento permite responder às mudanças na organização do trabalho e tomar em conta o desenvolvimento pessoal.

As expectativas formuladas regularmente atores do mundo do trabalho e da formação profissional serão, portanto, ouvidas e atendidas: desenvolvendo o Saber-Fazer Comportamental nas ações de formação.

A formação em SFC já é praticada no quadro da formação profissional, mas são, na maioria das vezes, informalmente em tremos de práticas de ensino. Tornou-se necessário consolidar essa parte da formação profissional. O encinamento do Saber-Fazer Comportamental é agora indispensável, e isto em complementaridade dos conhecimentos e das competências técnicas.

Tal como acontece com as competências técnicas, o SFC pode ser ativado em modelos de situações profissionais que apoiam a aprendizagem no âmbito de avaliações formativas. Isso requer que o SFC seja claramente definido, identificado e organizado com indicadores observáveis objetivamente, precisamente o objectivo do projeto.